Esta é a sua última matéria exclusiva para assinantes AgroPills este mês. Ganhe um extra com uma conta gratuita.
GUERRA E AGRO
Como o conflito em Israel pode afetar o agronegócio brasileiro
Startups, entrega de insumos e tecnologias agrícolas no Brasil serão prejudicados
Redação
11 de outubro de 2023
Os efeitos negativos do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas devem ser sentidos pela agricultura brasileira, desde a entrega de tecnologias à paralisação de startups. O agricultor Ari Fischer mora há 30 anos no norte de Israel, no kibutz Kfar Haruv, onde soldados do exército israelense se instalaram para proteger os produtores locais.
Até agora, além dos raptos e assassinato de civis, a comida de animais, como as vacas, foi incendiada, afetando o fornecimento, por exemplo, de leite na comunidade. Outros 100 agricultores morreram em outro kibutz, em Beeri, Sul do país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os kibutz são comunidades rurais, que estão espalhadas de Norte à Sul do país. No local onde mora Fischer se cultiva oliveiras, cereais, como trigo e milho, além de frutas, entre elas.
O Brasil importa insumos para fertilizantes de Israel e tecnologia agrícola, e o país do Oriente Médio compra carne bovina brasileira e acabou de abrir seu mercado ao frango produzido aqui.
No caso do insumos para fertilizantes, o maior impacto deve ser no segmento de derivados de fosfato e potássio, que representam, 18% e 9%, respectivamente, do volume total importado pelo Brasil em 2022, segundo a consultoria StoneX.
No curto prazo, segundo ele, deve haver a paralisação do transporte aéreo de equipamentos agrícolas, como sensores de inteligência artificial para agricultura, importados pelo Brasil.
As vendas de fertilizantes israelenses ao Brasil saíram de US$ 1,5 bilhão em 2021, para US$ 4 bilhões, reflexo da guerra entre Ucrânia e Rússia. Os dois países forneciam ao Brasil, mas o conflito atrapalhou os negócios e Israel se tornou uma opção de fornecimento, de acordo com o adido de Agronegócios e Água da Embaixada de Israel no Brasil, Ari Fischer.
Mais lidas
1.
2.
3.
4.
5.
Leia também
AgroPills em parceria com o escritório Martinez & Associados, marcam presença na realização do VI Encontro do RB China
Entre os temas abordados este ano estão “Energia e Sustentabilidade”, “Geopolítica e Geoeconomia” e “Era Xi Jinping e as quatro iniciativas: Cinturão e Rota (BRI), da Civilização, de Segurança e do Desenvolvimento Global”
CHINA